Conta a história que as brincadeiras de amigo-secreto tiveram sua origem entre os povos nórdicos. Eles tinham o hábito de promover rituais para homenagear laços de amizade entre amigos e familiares. O ancião ou líder da tribo iniciava com uma breve apresentação do grupo e distribuía as pedras de runas aleatoriamente entre os participantes.
A noite transcorria feliz e festivamente, já perto do seu final, todos se reuniam em pouco antes de nascer do sol para trocar os presentes. A cada troca, esta mesma frase era proferida:
"SOBRE NÓS, APENAS DEUS; ENTRE NÓS, NINGUÉM. SOMOS AMIGOS PARA SEMPRE"
A brincadeira popularizou-se em 1929, ano de início da Grande Depressão - a crise econômica que persistiu ao longo da década de 1930 terminando apenas com a II Guerra Mundial e que é considerada até hoje o pior e o mais longo período de recessão econômica do século 20. Taxas de desemprego foram às alturas.
Em plena crise, não havia dinheiro em abundância para comprar presentes para toda a família. Então, a brincadeira do amigo-secreto popularizou-se para que todos pudessem sair da noite natalina com uma lembrança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário