sábado, 31 de dezembro de 2016

Mandeu essa história para a promoção da Bauducco. É verídica.



Essa história é veridica, aconteceu com meus pais:
Meu sonho é reformar a casa do meu pais, meu pai tem 80 anos e minha mãe tem 72 anos. Eles reuniram todas as suas economias e compraram uma casa, felizes, tiveram uma grande decepção. Foram enganados, a antiga dona não mostrou que o telhado estava todo podre. E meus pais ingênuos, acreditaram na palavra da antiga dona, que a casa estava ótima. O telhado estava podre a ponto de cair, meu pai tentou desfazer o negócio mas não conseguiu. Então ele está aos poucos arrumando. Ele ganha pouco de aposentadoria , e meu sonho é poder ajudar a melhorar a casa dos meus pais. Muitos outros problemas surgiram, o portão de entrada quase caiu em cima de uma pessoa, e os banheiros com o uso entupiam. Eles estão a menos de um ano nesta casa, meu valente pai faz ele mesmo muitas coisas, ele quase perdeu a mão em uma serra, e muitas vezes se culpa por ter comprado esta casa. Que bom seria se a Bauducco pudesse transformar a vida desta família, e alertar outros idosos, para não serem enganados, roubados como meus pais foram. Sim eles foram roubados, roubaram a felicidade de ter uma casa segura para morar. Mas com a graça de Deus tudo vai dar certo. Um dia as pessoas agiram certo umas com as outras, principalmente com os idosos que são pessoas antigas que ainda confiam na palavra do outro. Meu pai e minha mãe são pessoas que sempre ajudaram os outros, são muito admirados pelos amigos, pela sua honestidade e sua conduta como ser humano. Meu pai trabalhou uma vida inteira inicialmente como vendedor de livros e depois como cobrador de lojas  de comércio. Hoje aposentado ganha o suficiente para ele e minha mãe, eles moram no interior, onde a vida é mais pacata e barata. Aos poucos meu pai está ajeitando sua casinha, mas falta muita coisa ainda, quem sabe Papai Noel vem trazendo  muita esperança para eles, esperança que não deve morrer nunca, de que a justiça tarda mais não falha. Pai e mãe amo muito vocês, que orgulho eu tenho da força e positivismo que vocês tem, diante das coisas.

sábado, 24 de dezembro de 2016

FELIZ NATAL!

Então é natal e o que você fez, o ano termina e começa outra vez!
Essa frase faz pensar, uma tomada de consciência, para podermos ajustar nossos compromissos com nossa sentimentos. Colocar mais bondade em cada gesto do dia a dia. Olhar para as pessoas como irmãs, como amigos , que juntos possamos  proteger nosso planeta da destruição, salvar o planeta, preservar . Acabar de vez com a intolerância. E principalmente educar nossos filhos para respeitar os outros e o planeta .
Obrigada vida, obrigada natureza, obrigada criador , obrigada a todos os homens de bem!
Temos total responsabilidade neste planeta, pois temos o poder de discernir , de raciocinar sobre todas as coisas. Precisamos de equilíbrio entre a razão e a emoção. Feliz Natal!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Relato de um cãozinho.

Pois acabei por fazer a descoberta: é que as coisas neste mundo não estão razoavelmente dispostas, nem para os cães nem para os homens. Nem todos são criados para ser ninados nos joelhos, e beber leite. Eu não fui habituado a isso. Mas vi muitas vezes na diligência cãezinhos ordinários que ocupavam o lugar de um viajante. Sua dona os alimentava com leite e biscoitos. E, de tão amimados, nem queriam comer aquilo! Davam uma lambidela, e depois a dama comia os biscoitos. Enquanto isso eu corria na lama, ao lado da diligência, e sentia uma fome canina. Nada tinha para trincar, senão minhas reflexões. Aquilo era uma coisa absurda! E não é só isso. Por mais que eu bocejasse, por mais que ladresse, para mostrar quão fatigado estava, jamais me davam lugar na diligência, jamais me punham ao colo. Digo-te essas coisas para que aprendas a conhecer o mundo em que vais entrar.( Contos de Andersen)

domingo, 18 de dezembro de 2016

Como surgiu a tradição do amigo secreto

Conta a história que as brincadeiras de amigo-secreto tiveram sua origem entre os povos nórdicos. Eles tinham o hábito de promover rituais para homenagear laços de amizade entre amigos e familiares. O ancião ou líder da tribo iniciava com uma breve apresentação do grupo e distribuía as pedras de runas aleatoriamente entre os participantes.
   A noite transcorria feliz e festivamente, já perto do seu final, todos se reuniam em pouco antes de nascer do sol para trocar os presentes. A cada troca, esta mesma frase era proferida:
   "SOBRE NÓS, APENAS DEUS; ENTRE NÓS, NINGUÉM.  SOMOS AMIGOS PARA SEMPRE"
  A brincadeira popularizou-se em 1929, ano de início da Grande Depressão - a crise econômica que persistiu ao longo da década de 1930 terminando apenas com a II Guerra Mundial e que é considerada até hoje o pior e o mais longo período de recessão econômica do século 20. Taxas de desemprego foram às alturas.
   Em plena crise, não havia dinheiro em abundância para comprar presentes  para toda a família. Então, a brincadeira do amigo-secreto popularizou-se para que todos pudessem sair da noite natalina com uma lembrança.

CONTA A LENDA QUE DORMIA - FERNANDO PESSOA


Conta a lenda que dormia
Uma princesa encantada
A quem só despertaria
Um infante, que viria
De além do muro da estrada.

Ele tinha que, tentado,
Vencer o mal e o bem,
Antes que, já liberado,
Deixasse o caminho errado
Por o que à Princesa vem.

A Princesa Adormecida,
Se espera, dormindo espera.
Sonha em morte a sua vida,
E orna-lhe a fronte esquecida,
Verde, uma grinalda de hera.

Longe o Infante, esforçado,
Sem saber que intuito tem,
Rompe o caminho fadado,
Ele dela é ignorado.
Ela para ele é ninguém.

Mas cada um cumpre o Destino- 
Ela dormindo encantada,
Ele buscando-a sem tino
Pelo processo divino
Que faz existir a estrada.

E, se bem que seja obscuro
Tudo pela estrada fora,
E falso, ele vem seguro,
E, vencendo estrada e muro, 
Chega onde em sono ela mora.
E, inda tonto do que houvera,
À cabeça, em maresia,
Ergue a mão, e encontra hera,
E vê que ele mesmo era
A princesa que dormia.

PORQUE AS CRIANÇAS AMAM TANTOS OS ANIMAIS

 Quando a gente é criança, mal sabe falar ainda, compreende às mil maravilhas a linguagem das galinhas e dos marrecos, dos cães e dos gatos, Ele nos falam tão distintamente como o papai e a mamãe. A gente chega a ouvir até relinchar  a bengala do vovô, que serve de cavalo, e que cria de repente cabeça, pernas e rabo. Mas é essa uma faculdade que se perde com o crescimento. Há crianças, contundo, que a conservam mais tempo que outras; costuma-se afirmar que elas são patetas. Mas...dizem tanta coisa errada neste mundo!

  Trecho retirado dos livro dos Contos de Andersen.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

DEPOIMENTO DE UM CANÁRIO PRESO EM UMA GAIOLA.

 "Eu voava por entre as verdes palmeiras, e as amendoeiras em flor - cantava o canário. - Esvoaçava alegre, com meus irmãos, por cima das lindas flores e sobre o mar sereno, vendo as plantas que crescem debaixo d'água a nos acenar. Encontrávamos muitos papagaios, todos muito lindos, que nos contavam histórias divertidas, algumas bem longas." - Oh! Minha terra, tão quentinha e tão florida! - dizia o canário. - Quero cantar tuas árvores de um verde sombrio, e tuas enseadas tranquilas, onde os galhos se curvam para beijar o claro espelho das águas...Hei de cantar o júbilo de meus companheiros, que esvoaçam sobre as taças cheias de orvalho - as flores de cacto do deserto...( ANDERSEN)



Porque tem pessoas que ainda tem pássaros em gaiolas. O canto destes animais livres quando presos é de dor e de opressão, libertem os pássaros!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

A LUA DE TODA NOITE - POESIA DE SILVANA RC

Contemplo a luz do luar
Que me traduz em energia
Sempre iluminada e clara
De intenções e emoções

Vivo a apreciar o belo
Que encanta quando reluz
Na calada da noite
Eterna vida que nasce

A luz do luar é plena
De amor e poesia
Que  embala os pensamentos
De quem a ama.

Divindade, a luz é
Pois quem olha
Fica hipnotizado
Pela capacidade de ser.

Boa noite lua
Para a amanhã de manhã
Me encontrar com outro
Amigo e amado Sol.

domingo, 27 de novembro de 2016

CONTEMPLO O LAGO MUDO - FERNANDO PESSOA

Contemplo o lago mudo
Que uma brisa estremece.
Não sei se penso em tudo
Ou se tudo me esquece.
O lago nada me diz,
Não sinto a brisa mexê-lo
Não sei se sou feliz
Nem se desejo sê-lo.

Trêmulos vincos risonhos
Na água adormecida.
Por que fiz eu dos sonhos
A minha única vida?

A VOZ INTERIOR QUER GRITAR - SILVANARC

QUERO GRITAR PARA A HUMANIDADE
POR FAVOR TENHAM MAIS PIEDADE
VAMOS PARAR COM TANTA CRUELDADE
PARA PODERMOS VIVER EM LIBERDADE!

QUEM SERÁ QUE VAI OUVIR ESSES APELOS!
QUE TIPO DE PESSOA QUER SEGUIR EM FRENTE
TENDO QUE RESPEITAR A TODO MOMENTO
O IRMÃO EM DESESPERO!

PERGUNTAS SEM RESPOSTAS RETÓRICAS
PERGUNTAS RESPONDIDAS NO DIA A DIA
QUANDO CADA UM TEM A CHANCE
DE SER O QUE QUISER!

EU QUERO, EU POSSO , EU VOU VENCER
ELEMENTOS ESSÊNCIAS PARA SER DIGNO
NO MEIO DE TANTAS NOVIDADES.
ANTES DE DECIDIR QUAL O CAMINHO
LEMBRE-SE, TEM ALGUÉM GRITANDO!




COMO UMA VOZ DE FONTE QUE CESSASSE - FERNANDO PESSOA

Como uma voz de fonte que cessasse
(E uns para os outros nossos vãos olhares
 Se admiraram), p'ra além dos meu palmares
 De sonho, a voz que do meu tédio nasce

Parou...Apareceu já sem disfarce
 De música longínqua, asas nos ares, 
O mistério silente como os mares,
 Quando morreu o vento e a calma pasce...

A paisagem longínqua só existe
 Para haver nela um silêncio em descida
 P'ra o mistério, silêncio a que a hora assiste...

E, perto ou longe, grande lago mudo,
O mundo, o informe mundo onde há a vida...
E Deus, a Grande Ogiva ao fim de tudo...

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

FOTOS DO GRUPO DE TEATRO " CASA DA SOGRA"- TEXTO " SEMEADOR"!

                                                                      ESTA FOTO É DE UM GRUPO TEATRO QUE HÁ MUITOS ANOS ATRÁS SE REUNIU PARA CONTAR A HISTÓRIA DE JESUS COMO FOI SUA VIDA! NOME DO GRUPO ERA "CASA DA SOGRA" . LEMBRO-ME BEM QUE A PEÇA, TODA CANTADA E COM BANDA AO VIVO, COMEÇAVA ASSIM:  NÓS NOS REUNIMOS, PARA LHES FALAR , NÃO DA PÁSCOA NEM DO NATAL, MAS DE CRISTO, COMO FOI SUA VIDA. AS LEMBRANÇAS SÃO QUE NEM JOIAS, FICAM GUARDADAS, E DE VEZ EM QUANDO AS USAMOS!

BELOS MOMENTOS VIVIDOS, TODOS OS DOMINGOS
ENSAIÁVAMOS NO TEATRO DO IPA.


    Vou transcrever a peça, encontrei-a nas minhas caixas do tempo.

   "INTRODUÇÃO"
                         Job - 1980
Nós nos reunimos,
Para lhes falar
Não da páscoa, nem do Natal.
Mas de Cristo, como foi sua vida.

Das curas dos homens aos sermões
Das viagens, a repartição dos pães.
Mas de Cristo como foi Sua vida.

Vamos, de aldeia em aldeia,
De cidade em cidade
Semeando amor.
Mas de Cristo como foi Sua vida.

Vamos de mãos dadas seguiremos, 
Espalhando a palavra
de Deus o Senhor.
Mas de Cristo como foi Sua vida.

Mas de Cristo como foi.

  A TENTAÇÃO

Jesus ia pelo deserto,
Levado pelo Espírito Santo.
Durante quarenta dias
Sendo tentado, pelo diabo.
Ao fim desses dias
Teve fome

Se tu és filho de Deus
Manda que esta pedra
Se transforme em pão.

Nem só de pão viverá o homem.
Nem só de pão viverá o homem.

Se tu, me adorares,
Todo este reino.
Todo será teu, todo será teu.

Está escrito, ao Senhor
Teu Deus adorarás,
E só a Ele servirás

Se tu és filho de Deus,
Daqui te atiras pois
Pois está escrito:
Aos teus anjos darás ordens,
E eles te sustentarão.
E eles te sustentarão.

Dito está, não tentarás o 
Senhor teu Deus!
Dito está, não tentarás o 
Senhor teu Deus.

Dali saiu o diabo.
Até a hora oportuna.

   A REJEIÇÃO

O Espírito do Senhor
está sobre mim
para evangelizar.
para proclamar libertação,
e apregoar o ano aceitável 
do Senhor.

Hoje se cumpriu o que
acabaste de ouvir

Em verdade vos digo,
que nenhum profeta é bem
recebido na sua própria terra.


A CURA DE UM ENDEMONIADO

Jesus desceu a Cafarnaum,
e lá pregava aos sábados.
E todos se maravilhavam
com toda a Sua Doutrina.
Mas havia na reunião um 
endemoniado, e dirigiu-se
a Jesus.

A! Que temos nós
contigo, Jesus Nazareno.
Pois eu segui que tu és filho
de Deus, e vieste nos destruir
ah...ah...ah...!!!

Cala-te! Vai embora...

E todos ali se perguntavam:
Que poder esse homem tem?
Sua fama se espalhara,
Sua fama e Sua palavra.

OS DOZE APÓSTOLOS

Jesus saiu ao longe para orar.
E quando amanheceu,
chamou os seus discípulos
e escolheu dentre eles os quais deu também o nome de apóstolos
do Senhor.
De apóstolos do senhor.

Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro, e André seu irmão;]Tiago e João; Filipe e Bartolomeu
Mateus e Tomá; Tiago, filho de Alfeu, e Simão chamado de Zelote;
Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, o que se tornou 
traidor...


O SERMÃO DO MONTE

Vendo Jesus a multidão,
subiu ao monte
e depois de ter se  separado
aproximaram-se seus discípulos
e Ele começou a ensiná-los dizendo:

Bem Aventurados
Bem Aventurados
Os humildes de espírito, porque
Deles é o Reino dos Céus

Bem Aventurados, Bem Aventurados
Os que choram, porque 
Eles serão consolados

Bem Aventurados, Bem Aventurados
Os mansos, porque 
Herdarão a terra.

Bem aventurados
Bem Aventurados
Os que tem fome e cede de justiça,
porque Eles serão fartos



  





















sábado, 19 de novembro de 2016

CAMINHOS DESEJADOS - JÚLIA RC

      Uma garota muito sonhadora estava em um mundo perfeito, feito de flor, nuvem, estrela e mar. Ela e seu lindo sorriso branco e sua risada contagiante corriam na grama verde limão, em direção a uma porta, pois uma vez entada ali, ficava nesse mundo para sempre, até acordar. Seu cabelo loiro, seus olhos verdes  e sua pela branca, como a neve, reluzia na luz do sol, na luz do desejo. Pois quem sofre, quem chora, quem se contorce em dores dentro de si e não vê saída ou solução para o seu sofrimento, não vê outra escolha senão chorar, isso é ser unicamente humano. E ela era. Estava tentando ir além das lágrimas, tentando encontrar um lugar onde os ventos as enxugassem rapidamente. Mas ela não andou em caminhos onde pudesse viver sem lágrimas, só caminhos com dificuldade e sofrimento. E com seus sentimentos, mudando a cada momento, desorienta o caminho esperado, com só emoções e sentimentos contantes. Vai andando com calma, sem pressa. Assim vai deixando os velhos pedaços da angústia para trás, por todos os cantos. E vai achando rastros do mundo perfeito, do seu mundo. Acelera o passo com entusiasmo, pois acha seu destino. Mas só a sombra do seu antigo mundo fica para trás, e  assim, ela encontra a felicidade.










POEMA DE CECÍLIA MEIRELES - INSCRIÇÃO

              INSCRIÇÃO -
 Sou entre flor e nuvem, estrela e mar. Por que havemos de ser unicamente humanos, limitados em chorar?

Não encontro caminhos fácies de andar. Meu rosto vário desorienta as firmes pedras que não sabem de água e de ar.

  E por isso levito. É bom deixar um pouco de ternura e encanto indiferente de herança, em cada lugar.

   Rastro de flor e estrela, nuvem e mar. Meu destino é mais longe e mais passo mais rápido: a sombra é que vai devagar.
   

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Fotografias feitas por Júlia Carvalho! Natureza Salto do Forqueta!


Amo a natureza e amo muito Ganescha.                                                                                                            












Vou postar fotos tirada por uma garota muito sensível , adora fotografia! Nome dela é Júlia RC

    


       


       


   

        


        

 
























quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Fotos do feriado, viagem para o Elo Perdido.

                                        Esse paraíso fica no sul do Brasil,



Super antigo esse caro, com o triciclo então ficou muito retro.




                                                           Energia total e eu ao pé disto tudo! Fiquei magnética!


88 veio para me alegrar! Me senti abençoada!**8Neste paraíso não tinha luz e a água totalmente da natureza!
























quinta-feira, 10 de novembro de 2016

10 DE NOVEMBRO, MEU ANIVERSÁRIO. SILVANARC

BOM DIA, HOJE É 10 DE NOVEMBRO ,UM DIA MUITO ESPECIAL PARA MIM, ESTOU DE ANIVERSÁRIO COMPLETANDO 51 ANOS DE VIDA. AMIGOS ESTOU ME SENTINDO TÃO GRATA, POR PODER VIVER. A VIDA É TÃO INEXPLICÁVEL, MISTERIOSA E MARAVILHOSA. A CADA DIA QUE ACORDAMOS E TOMAMOS CONSCIÊNCIA DE QUE PERTENCEMOS AO MUNDO, É MUITO LEGAL! SOU GRATA PELO MEU TRABALHO QUE FAÇO COM MUITA PAIXÃO, ESCREVER E POSTAR NOS MEUS BLOGS. POR ISSO SENTI A NECESSIDADE DE AGRADECER A TODOS DE TODO MUNDO QUE COM UM CLIQUE ME DEIXA MUITO FELIZ! AS VISUALIZAÇÕES REPRESENTAM MUITO PRA MIM, É MEU PRESENTE DIÁRIO, DOS MEUS AMIGOS VIRTUAIS , PARA QUEM EU MANDO UM BEIJO E UM ABRAÇO BEM APERTADO DE GRATIDÃO!

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O Encantamento de viver - Silvana RC

O ouro resplandece
Cheio de luz
A luz do sol
Mais clara e vermelha
Enche o coração de alegria!

 E quando olhamos encantados
Para os elementos energéticos
Da natureza, com certeza
Vemos o rosto de Deus

Nosso coração acelera
Como um tambor, que rufa
alegria , som e movimento.
Quando a alma se contenta.

O canto da vida
Chama para dançar
Como flores ao vento
A balançar!







domingo, 6 de novembro de 2016

COMO UMA VOZ DE FONTE QUE CESSASSE- FERNANDO PESSOA

Como uma voz de fonte que cessasse
(E uns para os outros nossos vãos olhares
Se admiraram), p'ra além dos meu palmares
De sonho, a voz que do meu tédio nasce

Parou...Apareceu já sem disfarce
De música longínqua, asas nos ares,
O mistério silente como os mares,
Quando morreu o vento e a calma pasce...

A paisagem longínqua só existe
Para haver nela um silêncio em descida
P'ra o mistério, silêncio a que a hora assiste...

E, perto ou longe, grande lago mudo,
O mundo, o informe mundo onde há a vida...
E Deus, a Grande ogiva ao fim de tudo.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

SER DESUMANO - Poesia de desabafo, minhas filhas foram roubadas!

O homem que não respeita
É um ser desnecessário
Ele quer impor sua lei
Vivendo sem crer
que já existe a lei do bem!

Nossos filhos no mundo
Ficam expostos a todas
As coisas que o protegemos
Nosso coração se parte
Mas falamos, segue em frente!

Sempre pensamos 
vão-se os anéis 
ficam os dedos!
Mas os dedos de que quem 
Rouba, será que ficam!

Não entendemos a conduta
De um desesperado, 
Sim, pois quem tira do outro
Já esta numa zona de negatividade.

No fim sempre agradecemos
Por estarmos bem, íntegros
Foi só dois celulares.
Bens materiais sem compram
Em 10 vezes!

A lição de tudo na vida
É acreditar na justiça divina
Aquele que rege tudo
A lei do retorno.
Aqui se faz aqui tu resgata.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

COMO INÚTIL TAÇA CHEIA - FERNANDO PESSOA

Como inútil taça cheia
Que ninguém ergue da mesa,
Transborda de dor alheia
Meu coração sem tristeza.

Sonhos de mágoa figura
Só para Ter que sentir
E assim não tem a amargura
Que se temeu a fingir.

Ficção num palco sem tábuas
Vestida de papel seda
Mima uma dança de mágoas
Para que nada suceda.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Barack Obama e suas principais leituras, na sua formação!






Get Ready to Carve Out 89 Hours for President Obama’s Essential Reads
INTELLIGENCE BRIEFINGS, CLASSIFIED memos, speech edits—President Obama clearly can’t share the details of his daily Oval Office reading list. But Obama, one of the great orators of modern politics, was influenced by great authors long before he got national security clearance. In our November issue, the president gave WIRED a crash course in the books that shaped him.
Like all diligent overachievers, we take our homework seriously. So we calculated how much time you’d need to read everything on Professor Obama’s syllabus. You’re looking at 89 hours with great minds like Abraham Lincoln, James Baldwin, and Elizabeth Kolbert. Obama appreciates an excellent novel like John Steinbeck’s In Dubious Battle, but doesn’t shy away from hard-hitting nonfiction, like Yuval Noah Harari’s Sapiens: A Brief History of Humankind. And he’s got a soft spot for biographies of great American forces of change, from Andy Grove to Martin Luther King Jr.
Of course, you could space that reading out over a manageable amount of time. But you also could work on your taxes for an hour a week and have them done by March. So next time you’ve got a week to spare, kick up your feet and cram for your freshman lit seminar in the Oval Office. There’s never been such a good excuse for avoiding conversation with extended family over the holidays; let the binge-reading begin!]

Leituras de Obama.
Em depoimento à Wired, Barack Obama revelou a lista de livros que contribuíram para sua formação. São nada menos do que 89 horas de leitura, segundo cálculo da revista.
  Entre as dicas do presidente americano, estão as obras completas de Abranham Lincoln; Rápido e devagar, do Nobel de Economia Daniel Kahneman; Sapiens- Uma brve história da humanidade, de Ruval Noah Harari;  e Luta incerta, de Jonh Steinbeck.

The Collected Works of Abraham Lincoln

Yeah, Abe authored the Gettysburg Address—but he also wrote plenty beyond his speeches, including personal letters, pardons, and orders for war supplies. If you’re a fan of one of the 21st-century’s best orators, spend some time with thegreat words of his predecessor.
Total reading time: 18 hours
How to read it: Aloud, on a cross-country road trip to visit the great American monuments

Parting the Waters: America in the King Years 1954-63,Taylor Branch

In the first of his Pulitzer Prize-winning trilogy, Taylor Branch covers the early years of Martin Luther King, Jr.’s entry into the political fray and the civil rights movement, including the Montgomery bus boycott, the 1961 Freedom Rides, the 1963 March on Washington, and the Kennedy brothers vs. J. Edgar Hoover. Required reading for understanding an era shaping how all Americans have grown up in the past half-century.
Total reading time: 15.5 hours
How to read it: Start on the third Monday in January

The Power Broker: Robert Moses and the Fall of New York,Robert A. Caro

Modern New York City was largely shaped by one man: Robert Moses. Power Broker is the definitive biography of Moses, who dictated much of the structure of the city, creating $27 billion in public works projects, persuading the UN to build headquarters in Manhattan, and investing in highways instead of public transit. For better or for worse—many point to his work as cause for urban decline in the late 20th century—he’s one of the greats of American industry.
Total reading time: 19 hours
How to read it: During your commute, experiencing rage at public transit

The Fire Next Time, James Baldwin

The Fire Next Time comprises two essays by James Baldwin: “Down At The Cross,” which addresses his experiences with the Christian church as a young man, and “My Dungeon Shook,” a letter to Baldwin’s 14-year-old nephew. Paid homage in form by Ta-Nehisi Coates’Between the World and Me, “My Dungeon Shook” addresses racial tensions and inequalities in the early 1960s from Baldwin’s personal experiences.
Total reading time: 2 hours
How to read it: When you have a full afternoon to absorb masterful prose about the history of racial inequality in America

Andy Grove: The Life and Times of an American,Richard S. Tedlow

Andy Grove, born in Hungary in 1936, survived the Holocaust and the Soviet invasion to guide Intel through years of huge growth. In The Life and TimesHarvard Business School’s Richard S. Tedlow writes the ultimate biography of Grove, from his childhood in Budapest to his relationships with the founders of Intel to how he dealt with the Pentium computer bug in 1994. This is the story of one of the 21st century’s greatest capitalists, and an early hero of Silicon Valley.
Total reading time: 8 hours
How to read it: In a Bay Area coffee shop full of coding millennials

Sapiens: A Brief History of Humankind,Yuval Noah Harari

In Sapiens, Yuval Noah Harari writes about disruptors of a different sort. Long before computer chips, our homo sapiens ancestors experienced a cognitive revolution, expanding and colonizing across the world. Harari tracks the significant moments of change, from revolutions scientific and industrial to our modern experiments with bioengineering, which may signify the end of homo sapiens as we’ve existed for 150,000 years. A must-read for any human—or aspiring bot.
Total reading time: 6.5 hours
How to read it: As a pick-me-up when you need to feel a little species pride

Thinking, Fast and Slow,Daniel Kahneman

Homo sapiens may have been around for a long time, but in Thinking, Fast and Slow, psychologist Daniel Kahneman debunks the myth of homo economicus. As anyone who has ever gone grocery shopping hungry knows, human beings are irrational creatures. Kahneman recounts his career studying cognitive biases, prospect theory (for which Kahneman won the Nobel in economic science), and hedonic psychology.
Total reading time: 7 hours
How to read it: Before your irrational self takes control and decides to just watch Netflix instead

The Sixth Extinction: An Unnatural History,Elizabeth Kolbert

Within this century, man-made climate change may eliminate half of all living species on Earth. Elizabeth Kolbert examines the sixth mass extinction from the front lines: the Amazonian rainforest, the Great Barrier Reef, the Arctic ice cap. It’s a sobering read about the magnitude of our impact—and the catastrophic consequences that we, unlike the asteroid that caused the last mass extinction (of the dinosaurs), have the ability to alter.
Total reading time: 5 hours
How to read it: Before heading to a dinner party where you explain why you bike to work now

In Dubious Battle, John Steinbeck

Young Jim Nolan finds his purpose in “the Party,” helping to organize a strike of fruit pickers in California. In Dubious Battle offers Steinbeck’s signature lyrical prose on early 20th century daily life in a novel beyond the big ones you already read in high school.
Total reading time: 4 hours
How to read it: While traveling across the US for the holidays, preferably on a boxcar from San Francisco to Salinas

Behind the Beautiful Forevers: Life, Death, and Hope in a Mumbai Undercity,Katherine Boo

With her precise descriptions of relationships and the tragic lives of her characters, Katherine Boo’s Behind the Beautiful Forevers reads like expertly crafted fiction. Instead, Boo meticulously reports the lives of a family in Annawadi, a Mumbai slum, focusing on Abdul, a boy who supports his family as a garbage trader, until he’s wrongfully arrested for murder. Boo spent three years researching her story, and it shows.
Total reading time: 4 hours
How to read it: When you want to escape family holidays with some well-told nonfiction
Go Back to Top. Skip To: Start of Article.